Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Sejam bem vindos ao sítio da Internet da Junta de Freguesia de Corroios.

Saúdo Todos vós!

Aproveito para vos dirigir um cumprimento muito especial, com uma mensagem de elevada consideração pela nossa população que, depois de um ato eleitoral que reforça a confiança política no projeto a que nos propusemos, nos conferiu toda a legitimidade para executar o programa eleitoral no mandato autárquico 2021-2025.

Temos um projeto alicerçado numa equipa Jovem, que conhece bem a realidade da nossa freguesia, os diferentes lugares, bem como as necessidades e exigências, para fazermos assim a ponte entre o passado, presente e futuro.

Sabemos a importância e dimensão do contributo na nossa Freguesia para a identidade, património, valor e referência para o nosso Concelho do Seixal e Região de Setúbal e tudo faremos para elevar os padrões de qualidade desses valores.

Importa-nos acima de tudo, uma população motivada, e que também aqueles que nos visitam para conhecer a nossa terra, reconheçam os bons costumes e cultura da nossa freguesia.

Construir o futuro que todos queremos, passa por reforçar a comunicação direta entre a autarquia e as comunidades, criando um bom ambiente, oportunidade e canais para que a mensagem que cada um de vós tem, nos chegue de forma correta, construtiva. Que vise, também, as perspectivas de soluções que cada um tem para o que necessite ser corrigido e melhorado.

Perante a missão que temos em mãos, contamos, em especial, com a participação de todos, através das suas sugestões e dos seus alertas, para melhorarmos a qualidade de vida e oferecer melhores serviços à população.

A nossa capacidade de desenhar respostas de proximidade depende também do seu envolvimento e contributos. Todos os eleitos do executivo da Junta de Freguesia de Corroios, além de eu próprio na qualidade de Presidente, dispomos de horário de atendimento para estarmos ao vosso dispor.

Estamos já a planear as várias etapas do Projeto Corroios Consigo que consistirá em vistas regulares, à sua porta, na sua rua, na sua praceta, com o comércio, na sua loja.

Somos uma freguesia que muito cresceu, tornou-se Vila e no Futuro a nossa Cidade.

Mas para o passo que queremos dar foi importante o investimento nas áreas do plano social, educativo, cultural, desportivo, da juventude e desenvolvimento comunitário, que foram aplicados nos últimos anos, e a crescente capacidade de criar e fazer.

Foram importantes as batalhas travadas no sentido das reivindicações junto de quem olha para nós, como os parentes pobres da gestão do território. Conseguimos um centro de saúde, e haveremos de conseguir pavilhões escolares na nossa freguesia. A par de muitas outras necessidades em vários eixos e setores.

Na verdade somos a mais importante estrutura de resposta as populações e tantas vezes nos vemos sem meios e resposta.

Abrimos portas e janelas, durante períodos de recessão económica, como a Troika, que não nos devemos esquecer, e que por via dos responsáveis da governação no Estado Central nos levaram a ter menos meios, recursos técnicos e humanos, e condicionamentos financeiros. Essas medidas penalizaram os nossos trabalhadores, nos seus vencimentos e vidas pessoais, roubaram-lhes direitos, alguns deles ainda por repor.

Os nossos trabalhadores são do melhor que temos na prestação do serviço público de qualidade. São briosos, exigentes e com uma clara noção da prestação do serviço público.

Mesmo a passarmos por um novo paradigma, do ponto de vista da relação social, da proximidade, de adaptações laborais e daquilo que nos une para a vida na comunidade, só podemos contar com os nossos trabalhadores. Em nenhum momento deixaremos também de estar com eles. São uma grande motivação do nosso trabalho.

A Covid-19 marcou todas as nossas gerações e , aos mais jovens anulou fases da vida e aprendizagens estritamente necessárias para a boa formação do indivíduo. Queremos ouvir os profissionais do ensino, das forças humanitárias e da segurança, da saúde e demais agentes que têm co- responsabilidades nas adaptações a esta nova realidade. Queremos ser parte da solução!

Temos de ser capazes de preencher essa lacuna, encontrando, com eles, soluções que promovam o enriquecimento coletivo, e assim ajudar a colmatar as sequelas sociais.

Esse passo importante passa também por cumprir Abril. Num mandato que ficará marcado pelos 50 anos do 25 de Abril, à semelhança da conquista, pela luta, de muitos homens e mulheres, que durante longos anos de ditadura, sofreram na pele os aviltamentos das torturas praticadas nas prisões, lutando, resistindo.

Saúdo, uma vez mais, toda a comunidade!

Saúdo, de modo muito fraterno, as crianças, os jovens e os idosos, que foram as sementes de um Futuro que queremos mais justo, mais igualitário e infinitamente fraterno.

Contamos consigo e estamos sempre ao seu dispor,
Corroios é outra música!