Mercado Municipal de Corroios

A Assembleia Municipal do Seixal (AM) reuniu, em sessão extraordinária, no passado dia 8, na sede do Independente Futebol Clube Torrense (IFCT), para se pronunciar sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica. A pronúncia, no sentido de manter as atuais seis freguesias, foi aprovada por unanimidade numa votação intensamente aplaudida pela população, autarcas e eleitos de todas as forças políticas. Este parecer será encaminhado para a Assembleia da República.

Segue-se a avaliação da Unidade Técnica, criada pelo governo para executar a Reorganização Administrativa do Território, que terá que se pronunciar num prazo de 20 dias.

De acordo com Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, a unanimidade na aprovação deste documento «é uma vitória do concelho do Seixal e da sua população».

Esta AM foi bastante participada tendo-se registado várias intervenções no período aberto à população, de munícipes, associações, coletividades e instituições.

Na sua intervenção, Eduardo Rosa, caracterizou um pouco a freguesia de Corroios que atualmente tem cerca de 50 mil habitantes e que «tem crescido de forma sustentada fruto do conhecimento real das necessidades. É uma freguesia com grande dinamismo comprovado em projetos culturais, desportivos, económicos e sociais».

O autarca referiu as parcerias existentes com o movimento associativo e ainda o apoio dado ao tecido empresarial com a realização de eventos como a Mostra Mensal de Atividades Económicas, as Festas da Vila de Corroios, ou a Feira do Carro Usado. Falou também das obras de proximidade realizadas ao abrigo da descentralização de competências com a Câmara Municipal do Seixal e através de receitas da própria junta de freguesia, sem os devidos apoios do Poder Central.

«Entendemos que temos as freguesias necessárias no nosso concelho e que esta reorganização representa a destruição do Poder Local Democrático», disse ainda o presidente da Junta de Freguesia de Corroios.