Aprovado o orçamento da Junta de Freguesia para 2024

Realizou-se dia 6 de dezembro, no auditório da Escola Secundária João de Barros, a última Sessão Ordinária da Assembleia Freguesia de Corroios de 2023.

Nesta sessão, foi aprovado o orçamento da Junta de Freguesia de Corroios que teve os votos a favor da CDU, BE, contou com abstenção do PS e votos contra de PSD e Chega.

As forças políticas que compõe a Assembleia de Freguesia, após a análise e a apreciação das propostas apresentadas pela Junta de Freguesia de Corroios, aprovaram ainda o mapa de pessoal para 2024 (CDU,PS,BE e Chega a favor e PSD abstenção) e o regulamento de taxas (CDU e Chega a favor, PS e BE abstenção e PSD contra).

Foi ainda apreciada a atividade da Junta de Freguesia de Corroios, comprovando o cumprimento dos objetivos. As propostas da Junta de Freguesia vão de encontro das expectativas da populações e das forças vivas.

O executivo da Junta de Freguesia está ciente da sua responsabilidade, bem como do integro cumprimento do programa proposto à população.

Dentro do programa proposto para 2024, destaca-se a criação de bolsas de estacionamento nos seguintes locais: Rua Cidade de Lisboa; Rua Cidade do Porto; Rua Ramiro Correia; Rua da Casa do Povo; Rua Cidade Lourenço Marques e Rua Cidade de Luana. Está igualmente planeada a reabilitação do Jardim Quinta da Água.

A Junta de Freguesia irá continuar a executar os protocolos de cooperação com a Câmara Municipal do Seixal, agora reforçados na área da manutenção do mobiliário urbano, nomeadamente "Limpa Tags sem critério".

A Junta dará início à reabilitação do telhado do Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, à construção de mais um equipamento para receção de uma nova caixa multibanco na Expo Corroios e à reabilitação da Capela do Cemitério Municipal de Santa Marta de Corroios.

Serão alargados os projetos já em desenvolvimento na área do ensino e das escolas, na área da cultura, na área do desporto, na área social e na área da juventude.

Serão consolidados os projetos "Ser Sustentável em Rede" e "Ler Alimenta", bem como garantido o apoio psicológico de bens alimentares, vestuário e integração social a famílias, em particular as mais carenciadas.

Será acompanhado também o programa proposto pela Câmara Municipal do Seixal na Freguesia e ainda mantida a reivindicação, junto do Poder Central, do cumprimento das suas responsabilidades, nomeadamente a atribuição de mais médicos de família e outros profissionais da saúde para a nossa população e pela defesa das escolas e da comunidade educativa escolar.

Pese embora o orçamento da Junta de Freguesia ser construído, na sua maior parte, por verbas de receitas próprias e em segundo lugar por verbas das competências delegadas pela Câmara Municipal do Seixal, ele é ainda insuficiente em relação às verbas atribuídas pelo Estado Central, atendendo em particular ao significativo aumento do custo de vida, dos combustíveis, da eletricidade e taxas de inflação nos mais variados produtos e consumíveis.

O ainda não cumprimento dos valores retirados pelos sucessivos governos e que deveriam ter sido repostos, com base no Fundo de Financiamento das Freguesias, tal como tomada de posição do executivo desta Junta, é ainda uma realidade e um caminho pelo qual continuaremos a lutar, reivindicar e a tomar posição na defesa dos interesses da Freguesia e da melhoria da qualidade de vida das populações.

Foi apresentada toda a informação necessária, quer pelos documentos previsionais e instrumentos de gestão, contextualizados num ambiente político indefinido, mas ainda com um Governo em funções, que apesar de não ter as "varinhas mágicas", definiu e define a sua opção política, e assumiu responsabilidades para com as populações, falhando com compromissos que poderiam ter ajudado a melhorar a qualidade de vida das populações.

É com otimismo que encaramos o ano de 2024, que apesar das suas dificuldades que são já hoje sentidas, nos trará por parte do executivo da Junta de Freguesia de Corroios a continuidade da envolvência e participação das populações, bem como da proximidade dia após dia com todos que dela fazem parte, construindo em coletivo uma Freguesia ainda mais solidária, dinâmica e com Futuro.

Assembleia de Freguesia de dezembro

Corroios

Junta de Freguesia de Corroios

Largo do Mercado