"Reordenamento da área envolvente à Quinta da Marialva" em debate

No Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho realizou-se, no passado sábado, um encontro do Fórum Seixal +, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, com participação da Junta de Freguesia de Corroios e da população.

O tema proposto para debate foi a requalificação e reordenamento do trânsito na zona envolvente à Quinta da Marialva, Alto do Moinho e Avenida de Vale de Milhaços.

O reordenamento proposto decorre da construção de uma superfície comercial junto à Avenida Vale de Milhaços, o que torna necessária a remodelação e ampliação da rede viária existente nas imediações, como o alargamento da passagem inferior sob a A2 ou a requalificação da Avenida Vale de Milhaços e ruas Celeste Correia de Campos e 1.º de Maio, com a execução de rotundas novas e beneficiação das existentes.

A intervenção inclui igualmente a contração de equipamentos de utilização coletiva, mais de 500 lugares de estacionamento gratuito e a instalação do terreno para a construção do lar de idosos de Corroios (uma reivindicação da Freguesia).

Na reunião marcaram presença os técnicos, bem como os autarcas da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Corroios, para falarem sobre o projeto com os munícipes.

Durante o encontro, com a participação de mais de uma centena de pessoas, foi clarividente o trabalho de qualidade que está a ser preparado em benefício da qualidade de vida dos habitantes da Vila de Corroios, quer na melhoria da conectividade da malha urbana, quer na revalorização da área.

Os cidadãos presentes deixaram várias sugestões e opiniões, levantando questões pertinentes relacionadas com a mobilidade, a segurança, as acessibilidades, o tráfego e a circulação pedonal.

O balanço final do encontro permitiu a todos ficarem conscientes da dimensão e importância que tem o projeto.

A participação, a envolvência e a receptividade foi tão boa que tornou este Fórum um ponto alto da proximidade e do exercício de cidadania ativa para autarcas e população.