Ação de protesto e alerta em defesa do Serviço Nacional de Saúde

Ação de protesto e alerta em defesa do Serviço Nacional de Saúde

A Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal (CUSCS) promoveu, na passada quarta-feira, uma ação de protesto e alerta na estação de comboios de Corroios, à qual a população e Junta de Freguesia de Corroios.

A CUSCS deu a conhecer um abaixo-assinado para exigir o recrutamento de mais meios humanos e técnicos para os Centros de Saúde, assim como a construção do Hospital do Seixal.

No Concelho do Seixal existem 172.239 utentes inscritos nos Centros de Saúde, sendo que, destes, 36.239 não têm médico e enfermeiro de família (um em cada cinco utentes!). Esta situação tem sido agravada nos últimos anos pela ausência de contratação de profissionais em número suficiente.

Foram também muitos os que se juntaram à ação, com a assinatura do abaixo-assinado "Pelo Direito à Saúde: Queremos médicos e enfermeiros de família!", dirigido ao Governo e ao Presidente da República.

Para quem ainda não teve oportunidade de subscrever o abaixo-assinado, pode fazê-lo no balcão de atendimento da JF Corroios. O mesmo está também a circular pelo concelho até maio e será depois enviado à Assembleia da República, ao Governo e ao Presidente da República.

A situação atual é bastante grave, tendo aumentado significativamente o número de utentes sem médicos de família. Uma situação que se agravará ainda mais com a perspetiva de reforma de médicos até ao final do ano de 2023.

A Saúde é um Direito e estamos juntos na defesa dos interesses das populações e do Serviço Nacional de Saúde.

Tags :