Carta da Comissão de Utentes aos Grupos Parlamentares

Em 2009, o Estado assinou um acordo com a Câmara Municipal do Seixal para a construção do Hospital neste concelho.

Depois de diversos avanços e recuos e de intensa luta dos utentes, finalmente, no Orçamento de Estado para 2017 vem contemplada uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projeto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade.

Em 10 de fevereiro de 2017, o Governo comprometia-se com a abertura do referido concurso público no 1º semestre de 2017.

Em 9 de maio de 2017, durante o ato de assinatura do acordo de colaboração para a instalação do novo centro de saúde de Corroios, o senhor Secretário de Estado da Saúde afirmou publicamente que o Hospital do Seixal estaria ao serviço da população até ao final de 2019, no que foi corroborado pela senhora Presidente da ARS LVT.

Em junho de 2017, o Primeiro-Ministro de visita ao distrito de Setúbal, anunciou o desenvolvimento do processo de construção do Hospital do Seixal, e que se deslocaria ao concelho do Seixal para anunciar formalmente o seu lançamento, o que nunca viria a acontecer.

• Hoje, verificamos que a verba de 10 milhões de euros orçamentada para o projeto de arquitetura e especialidades técnicas do Hospital do Seixal se encontra cativa no Ministério das Finanças;

• Pior ainda, verificamos que a verba para a construção do Hospital do Seixal não está contemplada no Orçamento de Estado de 2018, evidenciando que o Governo não pretende iniciar a execução da obra em 2018, comprometendo as promessas feitas à população de ter o Hospital a funcionar até ao final de 2019.

Face aos expostos, apelamos aos senhores deputados no sentido de obter do Governo o esclarecimento destes factos e exigir que a verba para o lançamento do concurso público de construção do Hospital do Seixal seja efetivamente contemplada no Orçamento de Estado para 2018, ainda em discussão.

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal