Recuperação da biodiversidade na Ponta dos Corvos

A GRACE com o apoio do Grupo Flamingo organizaram conjuntamente duas ações de recuperação da biodiversidade ecológica de espaços naturais, uma em Olhão, no RIAS e outra no Seixal, Ponta dos Corvos, onde cerca de 100 voluntários fizeram a diferença no passado dia 11 de Outubro.

A maior acção de limpeza e recuperação ambiental realizada na Ponta dos Corvos, no concelho do Seixal, envolveu cerca de 80 voluntários. A organização conjunta do Grupo Flamingo - Associação de Defesa do Ambiente, e da GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial objetivou uma acção de sensibilização para os problemas ecológicos e ambientais. Nesta atividade de recolha de resíduos, os cidadãos voluntários dão o dia de trabalho em prole da recuperação de uma área de importância natural, adjacente ao Sapal de Corroios.

Os resíduos conforme foram recolhidos iam sendo separados, totalizando no final cerca de quarenta metros cúbicos entre plásticos, garrafas de vidro e lixo indiferenciado permitindo que cerca de cinco hectares daquele território fosse completamente limpo de resíduos.

O impacto social e ecológico foi significativo mas, impossível de quantificar beneficiários diretos e indiretos, uma vez que o maior contributo se destina ao ecossistema em si, um bem essencial de usufruto comum, geral, difuso, indivisível e impenhorável.

A actividade contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Corroios que respondeu positivamente às solicitações do Grupo Flamingo e restante organização.