Ações de proximidade no Bairro de Santa Marta e Santa Marta do Pinhal

Numa ação de proximidade com as populações e no interesse de aprofundar o conhecimento dos problemas e realidades, o executivo da Junta de Freguesia de Corroios esteve junto da comunidade do Bairro de Santa Marta de Corroios, com a Associação Raízes do Bairro de Santa Marta. Os eleitos visitaram igualmente a Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal e o Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal.

Além do habitual apoio às iniciativas das várias associações, para dinâmica local e capacitação da organização coletiva dos moradores e de relação com vários serviços para a comunidade, construímos, de forma permanente, a melhoria das condições de vida da população com o registo de algumas necessidades de intervenção imediata.

Apesar de todas as dificuldades encontradas no dia a dia, a par dos vínculos precários, dos baixos salários, da subida da taxa de inflação, do desemprego, da falta de habitação, das deficientes condições de vida, é importante estimular a organização de moradores e a melhoria do conhecimento dos mesmos sobre comportamentos a adotar, por exemplo para a promoção de saúde, de intervenção e resposta social, da aproximação e relação entre estes e o Poder Local, as associações e/ou comissões de moradores e as coletividades. Instituições que se substituem, na maior parte das vezes, ao papel que deveria assumir o Poder Central.

Com esta reflexão coletiva foram registadas conclusões sobre as necessidades prioritárias de cada uma das instituições. A Junta de Freguesia de Corroios, os seus trabalhadores e os seus eleitos comprometem-se a trabalhar para construir um futuro melhor.