Aprender brincando ao Carnaval

As crianças das escolas públicas e privadas da freguesia de Corroios saíram à rua para brincar ao Carnaval. Foi no tradicional desfile, que este ano teve lugar no dia 8 de fevereiro.

Apoiadas pelos carros alegóricos, saíram do Parque da Quinta da Água e desfilaram pelas ruas da vila em grande animação e folia, contagiando todos os que assistiram. Este é um momento muito ansiado pelas crianças que preparam cuidadosamente os seus trajes e temas para o cortejo.

Milhares de pessoas, entre familiares, professores, auxiliares de acção educativa e população em geral, marcaram presença ao longo dos 800 metros de percurso para verem desfilar as 2300 crianças.

Este ano os temas abordados foram: Portugal e o Mar; Descobrimentos; A Música; Pintores; Mundo da Fantasia; Multiculturalidade; Terceira Idade; Heróis da Fruta; Alimentação; Etnias e Nós e o Mundo. Os temas abordados por cada escola estão inseridos nos seus projectos curriculares. A construção dos adereços e o envolvimento ativo de todos na preparação do desfile, contribui para a formação das nossas crianças bem como o reforço do trabalho em parceria entre todos os intervenientes na Comunidade Educativa: alunos; professores; auxiliares de acção educativa e autarquia.

O presidente da junta de freguesia, Eduardo Rosa, agradeceu às escolas participantes e às famílias e sublinhou que «apesar da crise este desfile mostra que podemos fazer muito e que é preciso encontrar espaço para o divertimento e sobretudo passar aos nossos jovens o testemunho daquilo que é a nossa cultura. Continuamos a trabalhar neste projeto para que ele desenvolva a freguesia, o município e acima de tudo consiga criar um país melhor, com mais futuro».

Eduardo Rosa agradeceu ainda às empresas Morgado & Amado e Auto João & Jorge, assim como à Policia de Segurança Pública e aos Bombeiros do Seixal.

O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, a Vereadora da Educação, Vanessa Silva e a equipa do Departamento de Educação, marcaram igualmente presença nesta iniciativa.

O desfile contou com a participação das 10 escolas da rede pública e jardins de infância: EB1 Miratejo; EB1 Alto do Moinho; EB1 Quinta do Campo; EB1 Quinta da Cabouca; EB1 Vale de Milhaços; EB1 Corroios; EB1 Quinta de São Nicolau; EB1 Santa Marta de Corroios; EB1 Dom Nuno Álvares Pereira e EB1 José Afonso.

Tal como acontece noutros anos, algumas instituições privadas e sociais também participaram. Este ano foram: Creche de Santa Teresinha; Centro Paroquial e Social da Sagrada Família de Miratejo e Palhacinho Vaidoso.