Desfile de Carnaval 2012

O Desfile de Carnaval das Escolas ocupa um lugar de destaque no calendário anual de atividades culturais e desportivas realizadas na Freguesia de Corroios.

Na manhã de dia 17 de Fevereiro, poucos ficaram indiferentes à alegria contagiante das nossas crianças, que tomaram conta das ruas para festejar o Carnaval.

Este desfile realizou-se num ano atípico. Face às dificuldades financeiras impostas às autarquias, há menos verbas para o desenvolvimento de projectos educativos. No entanto, após um diálogo profícuo com professores, auxiliares de acção educativa e encarregados de educação, na busca de soluções, conseguiu-se realizar um desfile com igual dignidade a anos anteriores, recorrendo à criatividade e empenho de coletivo.

Um dos objetivos centrais da iniciativa é usar a construção dos adereços para o desfile de Carnaval, para justificar a abordagem a temáticas educativas importantes na formação das nossas crianças. Entre os vários temas abordados este ano, uns mais originais e outros mais recorrentes, destaca-se: o fado; a reciclagem; a história de Portugal e a fantasia.

O desfile contou com as seguintes escolas da rede pública: EB Miratejo; EB Alto do Moinho; EB Quinta do Campo; EB Quinta da Cabouca; EB Vale de Milhaços; EB Corroios; EB Quinta de São Nicolau; EB Santa Marta de Corroios; EB Dom Nuno Álvares Pereira e EB José Afonso. Tal como tem acontecido em edições anteriores, algumas instituições privadas de ensino têm igualmente participado. Este ano foram: Bricolândia; Barco dos Traquinas; Dó-Ré-Mi e o Palhacinho Vaidoso.

Milhares de pessoas, entre familiares e população em geral, marcaram presença ao longo dos 800 metros de percurso que começou e acabou no Jardim da Quinta da Água. Este retorno tão positivo, constata o sucesso alcançado pela edição 2012.

Barco dos Traquinas
EB1 do Alto do Moinho
EB1 de Corroios
EB1 D. Nuno Álvares Pereira