Arranque do Ano Lectivo

O arranque do ano lectivo tem sido sempre um período conturbado ao nível central. A tardia colocação de professores, as escolas que não abrem por falta de condições ou estarem em obras e, este ano, o encerramento de muitos estabelecimento de ensino por este país fora, contribuindo para a desertificação das zonas do interior, são temas que a todos nós devem preocupar.

A Junta de Freguesia, no contexto das suas competências definidas no protocolo de descentralização assinado com a CM Seixal, tem na área da Educação uma atenção permanente. Um trabalho que é desenvolvido durante todo o ano e não apenas no arranque dos anos lectivos.

Entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, foram solicitadas 68 reparações à Junta, pelas 10 Escolas (e Jardins-de-infância) da Freguesia de Corroios: reparação de fechaduras e maçanetas; colocação de vidros; instalação de acessórios para os WC’s; substituição de lâmpadas; arranjo de tomadas eléctricas; reparação de cadeiras, mesas e armários; manutenção de portões exteriores. Estes são alguns exemplos das múltiplas intervenções realizadas pelos funcionários da Junta que, permanentemente, visitam as escolas da Freguesia.

Na nossa Freguesia este início de ano lectivo é igualmente marcado pela inauguração do Refeitório Escolar da EB1/JI Miratejo, no passado dia 14 de Setembro. O momento contou com a presença dos Presidentes da Câmara e Junta e da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

A aposta da Junta de Freguesia de Corroios na Educação não se esgota em iniciativas com maior visíbilidade. O trabalho de manutenção dos equipamentos escolares é fundamental para o bom funcionamento das actividades lectivas.

Corroios

Junta de Freguesia de Corroios

Largo do Mercado
2855-100 Corroios