Seixal Criativo é o novo projeto para jovens do concelho

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que vai iniciar-se no concelho no início de 2023. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia, promovido em parceria entre o Município e a FCT/NOVA.

A Junta de Freguesia, representada pelo Presidente Hugo Constantino e pela Vogal Vânia Martinho, marcou presença na Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro», que se realizou sábado, dia 1 de abril, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

A iniciativa assinalou o arranque oficial do projeto Seixal Criativo que, numa primeira fase, destina-se a 100 alunos do 10.º ano, a estudar no Concelho. Este centro de aprendizagem e experimentação contará com salas de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios com equipamento para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projetos de hardware.

Aqui, os alunos trabalham em grupos e começam por participar no curso Bits e Átomos Fundamentais, com um sistema de aprendizagem baseado em projetos, para desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos, capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais.