Desfile de Carnaval - Aprender Brincando

O mês de fevereiro é marcado pelas festividades do Carnaval, tradição pagã que se mantem-se viva na cultura ocidental. As crianças vivem a época com particular alegria. Durante estes dias algumas fantasias tornam-se realidade através de máscaras e enfeitos diversos.

O desfile de ontem, dia 13 de fevereiro, foi o culminar de um trabalho importante realizado nas salas de aula e escolas envolvidas. O processo de construção dos adereços carnavalescos usados por cada escola, os temas abordados por esses adereços, são importantes estratégias para transmissão de conhecimentos entre professores e alunos.

Em 2015 o desfile deslocou-se para o Miratejo. O percurso decorreu entre o jardim José Afonso e o Mercado Municipal, facilitando a deslocação das escolas que aderiram à atividade - EB D. Nuno Álvares Pereira, EB Miratejo e EB José Afonso. Igualmente presente esteve a Cresce Santa Teresinha, instituição particular de ensino.

Os alunos das escolas básicas, todas pertencentes ao Agrupamento João de Barros, recorreram aos temas da agricultura tradicional e produtos alimentares no seguimento de projetos educativos já a decorrer no interior das escolas. Na avenida desfilaram morangos, laranjas, pimentos, nabos, espantalhos, entre outros.

No final, o mar de gente inundou o largo do Mercado de Miratejo que ouviu algumas palavras do Professor e Diretor do Agrupamento, António Carvalho, da Vereadora da Educação da CM Seixal, Vanessa Silva e de Eduardo Rosa, Presidente da Junta de Freguesia de Corroios. Este último agradeceu aos professores, funcionários e pais envolvidos, pelo empenho, pelo trabalho, pelos muitos esforços que tornaram possível a iniciativa. Um trabalho coletivo em benefício das nossas crianças.

No "Desfile de Carnaval das Escolas", organizado anualmente numa parceria entre as autarquias e as escolas, a folia e o conhecimento andam de mãos dadas. Um projeto importante para as nossas crianças que terá continuidade, contornando os constrangimentos financeiros e materiais e recorrendo à criatividade e perseverança.