Novo livro de Manuel Lima sobre parques e reservas

Segredos da Natureza, a Dois Passos de Lisboa, o novo livro de Manuel Lima, foi apresentado no dia 24 de novembro, no Moinho de Maré de Corroios, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica e na Semana da Ciência e da Tecnologia.

Na sessão, Manuel Lima falou sobre a sua obra perante uma plateia cheia, da qual fizeram parte Vanessa Silva, vereadora da Câmara Municipal do Seixal, e Eduardo Rosa e Manuel Araújo, presidentes das Juntas de Freguesia de Corroios e Amora, respetivamente.

A obra, que Manuel Lima definiu como «surpreendente», retrata os parques e reservas naturais da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente Arrábida, Cabo Espichel, Lagoa de Albufeira, Arriba Fóssil da Costa de Caparica, Estuário do Tejo, Sapal de Corroios e Sintra-Cascais.

Com fotos do autor, o livro aborda a conservação da natureza, como tem sido seu apanágio em obras anteriores. Ligado desde sempre às Ciências Naturais, o professor Manuel Lima tem uma longa carreira nas áreas da investigação e escrita. As suas raízes, o gosto pela natureza, a pesquisa constante e a vontade de transmitir ensinamentos muito têm contribuído para que, nos últimos anos em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal e apoio da Junta de Freguesia de Corroios, tenha feito chegar ao público um vasto leque de publicações associadas ao património natural e histórico do concelho do Seixal.

A Vida Antes de Nós – Fósseis e Geistória da Região Almada-Lisboa na Época Miocénica (2010), O Tejo da Nascente...à Foz (2008), Amora, Memórias Vivências d’Outrora (2006), Corroios, Minha Terra Co (m a)rroios (2001), Terras de Larus – Encontros com o Património Natural e Ambiental do Concelho do Seixal (1997) são algumas das suas obras editadas.