Agosto Cultural: promover o direito à cultura!

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque de Exposições – ExpoCorroios acolheu a iniciativa «Agosto Cultural». Durante 10 dias, entre 20 e 29 de agosto, milhares de crianças, homens e mulheres usufruíram de momentos de convívio e de uma programação cultural ao ar livre com assistência presencial e transmissão direta online.

Concebida para promover o direito à criação e à fruição cultural, a iniciativa «Agosto Cultural» contou com espetáculos de música, artes performativas e cinema que puseram em evidência a excelência de inúmeros projetos artísticos da nossa terra e/ou com forte ligação à nossa região, a saber: V Noite de Fados Emídio Leitão; The Twist Connection; The Town Bar; UFH; XPTO; Toy; Zé Pedro Rock ‘n’ Roll; Estrada de Santiago; Cavaquinhos e Concertinas; Zeca em Nós; Zimbro.

Em clima de manifesta alegria também os mais novos puderam aqui encontrar atrações e divertimentos infantis. No último dia, retomando a tradição das Festas da nossa Vila, teve ainda lugar um espetáculo de fogo de artifício. Foram, garantidamente, dias que deram voz e brilho aos valores artísticos, bem como ao dinamismo do tecido económico da Vila de Corroios.

Para tornar possível o «Agosto Cultural», a Junta de Freguesia de Corroios delineou um plano de contingência, previamente concertado com a Direção Geral de Saúde, o qual foi rigorosamente cumprido durante todos os dias pela população que, sabendo não serem estas as suas tradicionais festas, demonstrou ser possível conjugar saúde pública e, simultaneamente, o direito à cultura - factor, aliás, indispensável para a saúde de todos.

A Junta de Freguesia de Corroios agradece a todos os artistas, comerciantes, anunciantes e patrocinadores o apoio e a colaboração prestados à iniciativa «Agosto Cultural». À população e aos visitantes, o nosso muito obrigado!

Corroios é outra música!