Elementos Escultóricos no Parque Luso

O dia de S. Pedro ficou marcado na Freguesia pela inauguração de dois elementos escultóricos no Parque Luso – Alto do Moinho de autoria do escultor Jorge Pé-Curto: o “Homenagem ao 25 de Abril” e “O Fundador” evocativo de D. Afonso Henriques.

Com a presença do Presidente da Câmara, Vereadores, Presidente da Junta e o construtor Moreira de Sousa, a cerimónia teve início às 17h30 e afirmou a valorização do espaço urbano quer sob do ponto de vista estético, quer sob do ponto de vista humano.

O Presidente da Junta de Freguesia salientou a qualidade arquitectónica do Parque Luso, enriquecida com as duas obras de Jorge Pé Curto, que constituem uma mais valia para a qualidade de vida na Freguesia de Corroios. Aproveitou o momento para endereçar aos actuais e futuros residentes desta nova urbanização, a disponibilidade da Junta de Freguesia no apoio a todas as questões e problemas que surjam.

Estas obras têm tanto mais valor, por resultarem de um investimento privado ao abrigo da lei do mecenato, numa parceria entre a Câmara Municipal do Seixal e a empresa ACM Sousa, construtora do Parque Luso.

O Fundador
O D. Afonso Henriques montado no Galo de Barcelos foi a fórmula encontrada para realçar o espírito guerreiro e a sua liderança face às aspirações independentistas de uma região em que o Galo de Barcelos surge como símbolo.

Homenagem ao 25 de Abril
Através de dois planos cruzados, surge um rosto de uma mulher que procura expressar a importância do que está em causa e a emoção do momento. O outro, em forma de braço levantado, é rasgado por uma abertura, porta que se abre na sociedade portuguesa. A mão aberta te uma solução formal que sugere o principal símbolo à Revolução de Abril - o cravo.