20 Anos a apoiar a nova música portuguesa!

Nos últimos fins de semana Corroios e o Festival de Música Moderna viajaram até às cidades de Coimbra e Porto, para comemorar as 20 edições ininterruptas do Festival.

No dia 7 de março o palco da 1ª Sessão foi o Salão Brazil, espaço de referência cultural na cidade dos estudantes. A sala recebe também habitualmente as principais bandas nacionais no decorrer das suas tours.

Os Margemsoul oriundos do concelho do Seixal foram a primeira banda «on-stage». Oito músicos formam o coletivo num projeto com sonoridades soul e alguns apontamentos de funk. Uma solução muito bem construída. Seguiram-se os Roleta 37 de Lisboa. Quatro jovens assinam um som marcado pelo ska/rock/reggae. A 3ª banda da noite jogou em cada. Os Rei Vadio são fidedignos representantes do punk rock português.

Os senhores D30 foram a banda convidada para encerrar a 1ª sessão do Festival. O carismático rock de Coimbra, marcado pelos míticos Tedio Boys, já teve expressão no Festival através dos Wraygunn de Paulo Furtado, os Bunnyranch de Kaló e agora os D30 de Toni Fortuna.

No dia 14 a viagem estava agendada para a Invicta Cidade do Porto. A sala de espetáculos Hard Club, palco da 2ª sessão, resultou da remodelação de um antigo mercado (Ferreira Borges) com uma enorme centralidade na cidade e uma programação de espetáculos de assinálável qualidade.

Os Vultos da Cruz Quebrada abriram a noite, com um rock maduro e consistente. Os Paradigma de Oliveira de Azeméis, com um rock português carregados por influências do atual indie, foram uma agradável surpresa atendendo à tenra idade dos seus músicos. A terceira banda jogou em casa e tem o nome de Morto Coltese, aqui e ali a recordar os "velhinhos" GNR.

Para encerrar a 2ª sessão subiram ao palco os Motel Pantanal, projeto de Coimbra, finalista do Festival em 2014 e que recentemente lançou o seu primeiro EP.

As deslocações da organização a Coimbra e ao Porto contaram com o apoio da A.M. Gonçalves que cedeu duas viaturas hibridas.

A festa da nova música portuguesa prossegue dia 21 de março, no Bar Popular em Alvalade.

Vídeo dos concertos em Coimbra >>>
Vídeo dos concertos no Porto >>>

Corroios

Junta de Freguesia de Corroios