Recolha de livros para o programa Ler Alimenta 2023

Recolha de livros para o programa “Ler Alimenta 2023”

A Junta de Freguesia de Corroios, em colaboração com a comunidade escolar da Freguesia, realizou durante o ano escolar de 2022 uma iniciativa junto das escolas do 1.º ciclo, dedicada às questões da leitura e da solidariedade, com base no tema "Ler Alimenta".

A iniciativa, que se baseou na troca de um livro por um alimento, mobilizou aproximadamente 1800 alunos desenvolvendo, assim, junto dos alunos o gosto pela leitura e a compreensão pela importância da solidariedade e da cidadania de todos, na resolução dos problemas com que o mundo se confronta diariamente e da nossa comunidade em particular.

A importância desta iniciativa foi de tal forma reconhecida por todos, comunidade escolar, pais dos alunos envolvidos e população em geral que, num encontro recente com a comunidade escolar, foi decidido avançar novamente com esta iniciativa no ano letivo que está a decorrer, havendo também a intenção de alargar a iniciativa aos jardins de infância da Freguesia.

Para o projeto avançar a Junta de Freguesia deixa um apelo a todas as pessoas e/ou associações que tenham livros infantis que possam ser doados, que o façam na sede da Junta ou na Loja Social em Miratejo, no horário das 9h às 12h e das 14h as 16h30, de segunda a sexta-feira ou contactando com a Junta de Freguesia afim de combinar a recolha dos livros a doar, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telemóvel 912 592 329 (Manuel Gameiro).

A Junta de Freguesia agradece a todos, pois a colaboração coletiva tem sido o motor que permite dar continuidade ao projeto, conjuntamente com as escolas, atingindo os objetivos propostos:
- Desenvolver hábitos saudáveis de leitura junto das crianças e dos mais jovens;
- Desenvolver o espírito solidários junto das crianças e dos mais jovens;
- Contribuir para minimizar as dificuldades das populações mais carenciadas, com os alimentos recolhidos;
- Dar nova vida aos livros infantis que já não são usados.