Nova Esquadra da PSP em Corroios já abriu

A nova esquadra de Corroios da Polícia de Segurança Pública (PSP), em Santa Marta do Pinhal, foi inaugurada no dia 3 de setembro, por Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e Paulo Valente Gomes, diretor nacional da PSP.

Estiveram ainda presentes na iniciativa José Poças Correia, comandante do Comando Distrital de Setúbal, Diogo Simões, chefe de Divisão Policial do Seixal, João Correia, diretor geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, Américo Costa, presidente da Assembleia Municipal do Seixal, vereadores e presidentes de junta de freguesia do concelho, oficiais, chefes agentes e pessoal técnico da PSP.

As novas instalações da Polícia de Segurança Pública em Corroios ficam situadas na Avenida Rui Grácio, em Santa Marta do Pinhal, numa área com 2179 m² e têm capacidade para receber 60 efetivos. O edifício, com uma área total de construção de 870 m2, está dividido em dois pisos e foi projetado para servir diversas valências. Dispõe de um serviço de atendimento, secretaria, gabinete de apoio à vítima, sala de comunicações/transmissões, sala de formação, gabinete para comandante, gabinete para adjunto, sala de reuniões, balneários, instalações sanitárias e celas/quartos de detenção.

O subcomissário Artur dos Santos Loureiro é o comandante da Esquadra de Corroios, que serve cerca de 50 mil residentes da freguesia, numa área de mais de 17 km2.

Este novo equipamento vem responder às reivindicações da autarquia, que durante vários anos, vinha alertando os Governos para as deficientes condições de trabalho e operação dos agentes desta força de segurança.

Parceria entre Poder Local e Central

Miguel Macedo afirmou que a falta de investimento nas forças de segurança nos últimos 35 anos levou à degradação de muitas das 1200 instalações da GNR e PSP espalhadas pelo país. Destacou, por isso, a importância da parceria com as autarquias, que tem dado «resultados muito positivos», sendo «a única forma de superarmos as dificuldades».

O ministro referiu que a atividade da PSP no concelho do Seixal «é conhecida como muito positiva» e desejou que as novas instalações «com as condições excelentes que têm, sejam um incentivo adicional a todas as mulheres e homens que aqui prestam serviço».

Alfredo Monteiro explicou que, no concelho do Seixal, as soluções «sempre foram encontradas em conjunto entre a câmara municipal, juntas de freguesia e forças de segurança». Ciente das dificuldades nesta área, a autarquia, apesar de não ser da sua competência, apoia a PSP e a GNR.

O autarca considerou a inauguração da nova esquadra «um momento de enorme importância» por melhorar as condições de trabalho dos profissionais que têm por missão garantir a segurança das populações.

Uma polícia mais motivada

Paulo Valente Gomes agradeceu a Alfredo Monteiro o apoio na concretização do projeto, lembrando que uma polícia moderna, bem equipada e dotada de instalações adequadas e eficientes «é seguramente uma policia mais profissional, mais motivada, mais eficaz e mais competente».

Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, referiu a importância da localização da esquadra, que «estando num local em que chega rapidamente a todos os extremos da freguesia», permite uma resposta célere e eficaz da PSP e ainda continuar a apostar num policiamento de proximidade.

Tags :