Instalação do um ponto de encontro em caso de catástrofe

O primeiro ponto de encontro, de oito previstos no concelho do Seixal, em caso de catástrofe, foi instalado este domingo, dia 24 de março, no Parque Urbano da Quinta da Marialva.

O trabalho de prevenção, o trabalho de informação, os esforços coletivos e os conhecimentos combinados de todos os setores da sociedade, sejam eles públicos ou privados, incluindo membros ativos da sociedade civil, são fundamentais para responder a qualquer situação de grande complexidade.

Assim, a Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Corroios, com intervenção dos serviços municipais, das forças humanitárias e de segurança, avançaram para uma ação pioneira no Concelho com a instalação e identificação deste ponto de encontro e informação à população.

O Sistema Nacional de Proteção Civil é constituído por um extenso conjunto de entidades: órgãos governativos aos níveis nacional, regional, distrital e municipal; agentes de proteção civil; entidades públicas e privadas com especial dever de cooperação; instituições de investigação técnica e científica.

Esta ação contou com a presença da população, movimento associativo, forças de segurança e humanitárias, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios.

E como em situação de alerta, calamidade ou contingência, todos os cidadãos são chamados a colaborar, temos de ter a consciência que “Todos somos Proteção Civil”.