Nota de pesar pelo falecimento de Abílio Costa

A comunidade do Desporto, em particular do Taekwondo, está de luto pela perda do estimado amigo Abílio Costa.

Pai, Dirigente, Treinador, um exímio profissional dedicado ao trabalho no Movimento Associativo Popular, nas Associações e nas Federações, Abílio Carlos Fernandes Costa terá de ser sempre lembrado como o grande impulsionador do Taekwondo no nosso Concelho e na nossa Região.

A sua dedicação incansável e paixão pelo Taekwondo foram fundamentais para impulsionar o Desporto em Portugal, com um forte contributo pessoal para projetos como a Seixalíada (em especial a 32 edição com o lema "A Tua Energia em Movimento" onde o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho apresentou mais de 800 atletas), os Jogos do Seixal, Provas, Estágios e Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais.

Muitas foram também as sessões de trabalho com análise e estudo, sobre o desenvolvimento desportivo nas freguesias, no Conselho Desportivo Municipal do Seixal, para que hoje tenhamos uma modalidade consistente, afirmada e de referência nas nossas coletividades e Concelho.

Exemplo e fonte de inspiração para muitos alunos e atletas transmitiu os seus conhecimentos e valores pela modalidade, primando pela disciplina, pelo respeito, pelo aperfeiçoamento técnico e acima de tudo pela condição Humana.

O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, o Clube Recreativo e Desportivo do Miratejo fizeram história, entre 2011 e 2016, com Abílio Costa à frente das suas secções do Taekwondo. Muitos foram os que se tornaram campeões, pela Freguesia de Corroios, representando estes clubes. Mas também foram muitos os que se tornaram Homens e Mulheres preparados para a Vida.

Exerceu também, entre outros, um dos mais responsáveis cargos, o de Presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Modalidade.

Prémio Personalidade do Ano 2015, título atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal.

Neste momento de tristeza, o Executivo da Junta de Freguesia de Corroios envia as mais sinceras condolências a todos os familiares, amigos e alunos do Grande Mestre Abílio Costa. A sua passagem, pela nossa vida, trouxe impacto de referência, e a sua ausência será profundamente sentida por todos.

Descanse em paz, Grande Mestre!