Arrancou a plantação de 500 árvores no Corredor Ecológico

Os serviços da Câmara Municipal do Seixal arrancaram com o projeto de plantação de 500 árvores no Corredor Ecológico de Vale de Milhaços.

Através da plantação de novas árvores, procura-se melhorar a qualidade de vida dos residentes, não só pelo seu contributo estético e paisagístico, mas sobretudo ecológico, uma vez que esta ação de reflorestação visa aumentar a capacidade de drenagem interna das águas pluviais, reduzindo os riscos de cheia.

Neste contexto urbano existe a necessidade de requalificar eixos ecológicos que incluem percursos que, espontânea ou de forma planeada, se formalizam na paisagem, sendo esta a oportunidade que beneficiará a articulação de vastas áreas residenciais.

Estes eixos poderão vir, futuramente, a ser infraestrutura dos com equipamentos de apoio (parques infantis, circuitos de manutenção, entre outros). No entanto, a árvore inicia, antecipadamente, o seu contributo para criar espaços identitários.

O projeto prevê-se que termine no final de 2023, com a plantação das 5 centenas de árvores e, posteriormente, a plantação de outros estratos vegetais, nomeadamente o arbustivo.

A área de intervenção melhora as condições de vida de uma população que ocupa uma extensão aproximada de 365 hectares no contexto urbano da freguesia de Corroios.