Fórum Seixal foi ouvir a população de Miratejo

«Uma obra para avançar este ano» foi a garantia dada por José Carlos Gomes, vereador do Desporto, obras e Espaço Público da Câmara municipal do Seixal, no Fórum Seixal sobre a requalificação de um espaço público em Miratejo, que decorreu no dia 30 de setembro no Parque José Afonso.

O vereador explicou que «este é um debate de avaliação da nossa proposta de qualificação, que não está fechada, e tem como objetivo apelar ao vosso envolvimento e participação no processo».

Presente no debate, Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, reforçou: «estamos aqui para ouvir a população quanto à intervenção a fazer num jardim, na alameda 25 de abril, em frente aos lotes n.º1 e n.º 3, que foi solicitada pelos próprios moradores de Miratejo».

O espaço foi avaliado, tendo sido identificados vários problemas: erosão do terreno; espécies arbóreas em mau estado fitossanitário; passeios e pavimentos danificados por ação de raízes e poucos lugares de estacionamento para a procura pelos moradores e por quem ali se dirige para usufruir de comércio e serviços.

A intervenção prevê a eliminação de algumas árvores doentes, a plantação de outras, a implementação de um prado de sequeiro, construção de caminhos em saibro, colocação de lajetas nos passeios e criação de mais lugares de estacionamento, passando o espaço a totalizar 43. A obra prevê ainda a pavimentação de algumas áreas, e a revisão da sinalização e iluminação pública no local.

A sessão foi muito participada pela população. Os munícipes colocaram questões sobre a necessidade de abater árvores, o tempo de crescimento das espécies a plantar, acessibilidades de viaturas de bombeiros e ambulâncias, a existência de manchas verdes na localidade e sugestões referentes à colocação de mesas, fogareiros e aparelhos geriátricos e de ginástica de manutenção no Parque José Afonso.

Os munícipes foram informados de que muitos espaços verdes de Miratejo e do concelho são mantidos exemplarmente pela população, que pode candidatar-se ao projeto Jardins Comunitários e através da assinatura de um protocolo com a câmara e receber materiais, plantas e água para cuidar dos seus espaços verdes. Foram ainda informados que há intenção de qualificar outros espaços, entre os quais na rua bernardo Santareno e na avenida Luís de Camões.

Relativamente às sugestões de instalação de equipamentos no Parque José Afonso, Eduardo Rosa assegurou que «estamos disponíveis para os instalar, após estudarmos quais os melhores equipamentos para o espaço».

José Carlos Gomes explicou que «não é possível substituir todas as árvores abatidas, uma vez que coincidem com locais onde posteriormente foram instaladas infraestruturas de água e saneamento, comunicações, gás ou eletricidade».

O vereador disse que «caso a caso, analisaremos todas as situações, ponderando as vossas propostas. Este é o nosso modo de trabalhar, em democracia. É o motivo pelo qual realizamos estas sessões do Fórum Seixal».