Escola Básica de Corroios celebra 25.º aniversário

«A escola é em Corroios/ E é grande e divertida/ os alunos que cá andam fazem dela/ os alunos fazem dela uma amiga». O hino da Escola Básica de Corroios, cantado pelas crianças que a frequentam, deu o mote para a celebração do 25.º aniversário do estabelecimento de ensino, assinalado nas suas instalações, no dia 27 de novembro.

A festa incluiu o descerrar de um painel comemorativo e contou com a celebração de toda a comunidade educativa. Alunos, pais, professores, auxiliares e técnicos atualmente ligados à escola, mas também pessoas que fizeram a escola ao longo de um quarto de século.

Ana Isabel Estrela, Steicy Mendes, Mariana Nunes, Inês Ribeiro, Alexandre Gil e Carolina Palolo são atuais alunos e leram palavras que escreveram sobre a escola. Também os ex-alunos Ana Teresa Alves, John Romão, André Carvalho, Ricardo Morais e Catarina Rocha participaram na comemoração e, apesar dos diferentes percursos, demonstraram ter em comum o afeto que os liga ao estabelecimento de ensino.

Entre os testemunhos registem-se as palavras de John Romão, ator e encenador, cuja primeira vez que fez teatro «foi aqui na escola». Ana Teresa Alves trabalha no laboratório do Hospital Garcia D’Orta e elogiou a educação na escola, «a nível científico, vocacional e de amizades». Álvaro Sendas, presidente do conselho diretivo da escola nos seus primeiro 20 anos foi um dos presentes. O professor lembrou a história da escola e entre várias peripécias enfatizou que «a educação física foi e continua a ser a disciplina mais sacrificada, à espera de um pavilhão prometido repetidamente, mas nunca concretizado».

A celebração recebeu ainda a professora Ana Lúcia, presidente do concelho geral do Agrupamento de Escolas O Rouxinol, e João Passarinho, diretor adjunto da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. O responsável afirmou ter registado as palavras sobre o pavilhão e comprometeu-se a informar superiormente, «porque esta escola merece um pavilhão desportivo».

Manuel João, diretor do agrupamento, referiu ter passado «25 anos nesta escola» e lembrou que neste tempo «nunca foram alteradas as prioridades desta comunidade, que foram sempre a criação de condições físicas e humanas de aprendizagem e crescimento, tendo como objetivo prover a integração social e cultural atendendo à sua diversidade».

O presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, lembrou que «neste momento temos a obra da Escola Secundária João de Barros parada e era importante para a comunidade educativa do concelho que a situação avançasse». Acrescentou ainda que «na freguesia não existe um único pavilhão desportivo escolar, necessário para alunos e professores, mas que pode ser partilhado por toda a comunidade».

Igualmente ex-aluna da escola é Vanessa Silva. A vereadora da Educação, Cultura e Juventude da Câmara do Seixal esteve presente e referiu que «apesar de não ser da nossa competência é convicção da autarquia ser possível encontrar uma solução que permita a construção de um pavilhão que sirva a comunidade educativa e toda a população».

De acordo com a autarca, «num ano letivo difícil para as escolas, sentem-se grandes dificuldades com os mega agrupamentos e turmas demasiado grandes. Este é um dia especial em que é importante continuarmos a trabalhar por uma escola pública com qualidade. Este é o vosso exemplo», saudou.