EB1/JI de Miratejo comemorou o dia Europeu Sem Carros

Dia 21 de setembro a EB1/JI de Miratejo marcou encontro na Praça do Mercado Municipal, no Miratejo, para lembrar o Dia Europeu Sem Carros.

O objetivo principal da iniciativa foi sensibilizar as pessoas para deixarem os automóveis em casa e utilizarem transportes alternativos, como a bicicleta, os transportes públicos ou até a partilha de carros próprios.

Foi uma manhã muito bem passada com diversas atividades. O ponto alto foi a entrega de 216 bicicletas, pela Galp Energia, aos alunos da escola. A visão de tantas bicicletas alinhadas provocou nas crianças as mais diversas reações: os olhinhos brilharam, os sorrisos iluminaram-se, os gritinhos de felicidade ouviram-se por todo o lado.

A atividade terminou com uma volta de bicicleta pela Avenida do Miratejo e a distribuição de folhetos à população com mensagens alertando para a necessidade de proteger o planeta, andando mais a pé e recorrendo aos transportes públicos.

As bicicletas fizeram parte do 1.º prémio, ganho no ano letivo anterior, no concurso Missão Up, Unidos Pelo Planeta, promovido pela Galp Energia.

A escola participou no concurso com várias iniciativas, realizadas ao longo de meses, com destaque para:
- Marcha pelas ruas de Miratejo;
- Distribuição de panfletos;
- Desfile de moda com roupa reciclada
- Assembleia de Moradores do Prédio Terra no Largo de Miratejo;
- Mega exposição sobre materiais reciclados;
- Ações de formação com vários dinamizadores;
- Produção televisiva para a TV Rouxinol (a televisão do agrupamento).

Estas iniciativas contaram com o envolvimento e entusiasmo de todos os alunos e professores, não só da escola, como também da escola sede, assistentes operacionais, associação de pais, agentes da Escola Segura e comunidade educativa em geral.

A Junta de Freguesia deu apoio a esta iniciativa através da cedência do sistema de som e do funcionário que garantiu o seu bom funcionamento durante a atividade.

Dia Europeu sem Carros

Corroios

Junta de Freguesia de Corroios

Largo do Mercado