Reunião da Comissão Desportiva de Freguesia de Corroios

Reunião da Comissão Desportiva de Freguesia

No passado dia 24 de julho, reuniu a Comissão Desportiva de Freguesia de Corroios, no Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, cumprindo com as normas de segurança sanitárias exigidas pela situação de pandemia da Covid-19.

Convocada pela Junta de Freguesia de Corroios e Câmara Municipal do Seixal, e promovida pelo Departamento de Desporto, a reunião foi dirigida pelo Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Rosa, que partilhou a mesa com o Técnico de Freguesia, Hugo Constantino, e o Vogal de Desporto do Executivo da Junta, Joaquim Garcia.

Estiveram presentes quase todas as coletividades, cujos representantes procederam a uma análise detalhada do que têm sido os reflexos destes tempos de pandemia na vida das suas instituições. Foram assinaladas as numerosas nefastas consequências, tanto no que se refere à execução das atividades programadas, como às sérias dificuldades financeiras que as afetam, sendo ena ordem das centenas de milhar de euros os prejuízos contabilizados.

Os presentes avaliaram como muito positiva a ação do Município do Seixal quanto ao pagamento antecipado das verbas de contrato programa, não deixando de manifestar uma grande preocupação quanto às Normas Regulamentares e Critérios de Apoio ao Movimento Associativo a adotar na próxima candidatura 2021, sugerindo que se faça uma reunião da Comissão Executiva do Conselho Desportivo Municipal para se definir o modelo de proposta a apresentar ao executivo municipal, para que se antecipe o problema e se encontrem, desde já, soluções.

Enalteceram ainda a dedicação do Técnico de Freguesia, Dr. Hugo Constantino, pela forma empenhada, presente e disponível, com que encarou a estratégia do seu trabalho, permitindo e dotando as coletividades de informações pertinentes e atualizadas.

Todos consideram que tem de haver uma reflexão conjunta quanto à situação municipal para a área do Desporto, dado que algumas competições arrancam já em setembro e os Equipamentos Desportivos Municipais/Pavilhões estão encerrados até meados desse mês.

Todos os clubes são de opinião que a Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios, pelas provas que têm dado ao longo destes tempos, irão ser capazes de resolver algumas das questões pendentes.

Os participantes na reunião foram informados de que a Junta de Freguesia de Corroios remodelou mais um espaço, o Mercado de Levante, tornando-o agora na ExpoCorroios, o qual ficará também ao dispor dos clubes.

Regista-se com satisfação a comparência na reunião da Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal, após a recente eleição dos seus órgãos sociais.

Desta reunião da Comissão Desportiva de Freguesia destaca-se ainda o consenso à volta da proposta de realização de nova comissão desportiva com a presença do Sr. Vereador do Pelouro e Chefias do Desporto para se traçarem linhas de trabalho concretas.