Fados animam os espaços públicos

Este projecto de Animação dos Espaços Públicos envolve locais diferentes da freguesia, com festas populares para o movimento associativo, aos Sábados à noite durante o mês de Julho, e não seriam as mesmas sem a presença do mais tradicional género musical português, que por excelência é o Fado.

Decorreu no passado Sábado, dia 4, pelas 21h00 na Quinta da Marialva, mais propriamente no recinto das festas de Corroios, a primeira iniciativa de Noite de Fados no projecto de Animação dos Espaços Públicos promovido pela Junta de Freguesia de Corroios, que, para admiração de muitos, encheu o recinto com mais de quinhentas pessoas.

Uma forma de o Fado tradicional estar presente, trazendo fadistas da terra, uns com prestação experimental, uma vez que estão a iniciar a carreira, como a presença da vencedora da Grande Noite do Fado no Teatro S. Luís, no ano passado, uma menina da localidade, Diana Vilarinho com apenas 11 anos, a mostrar os seus dotes de fadistas e outros com experiência nata de carreira feita, nascidos e criados também no concelho.

Este programa de fado, com entrada livre, contou com variadíssimas faixas etárias, e tem por isso um significado especial para o leque de fadistas presentes, pois cada vez mais jovens se dedicam ao fado e isso verificou-se nesta noite, de que nos dias de hoje o fado canta-se em locais diversos, ora cantarolado pela plateia presente, ora com palmas a acompanhar, podendo dizer-se que o fado faz do público o que quer. O fadista capta aquilo que se quer transmitir, não só para se ouvir cantar, mas como também se lá vai para cantar.

A apresentação desta 1ª Noite da Fados, do projecto de Animação dos Espaços Públicos promovido pela Junta de Freguesia de Corroios, esteve a cargo de Emídio Leitão, que também cantou. A primeira salva de palmas foi para os guitarristas que fizeram o acompanhamento dos fadistas, estando à viola Carlos Leitão, à guitarra portuguesa Henrique Leitão e no baixo Carlos Menezes. Uma nova vaga de violistas de fado da actualidade e de grande importância, sentindo-se a frescura e dedicação com uma entrega total ao momento e ao mesmo tempo o respeito que se guarda por este género musical.
Um magnífico espectáculo, dividido em duas partes com um rol de cerca de uma dezena de fadistas, sendo alguns deles considerados uma promessa para o futuro, desta tradição. Finalizou-se a festa com o fado “cheira bem, cheira a Lisboa”, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de dar a sua colaboração na interpretação ao aplaudirem de pé esta grandiosa noite de fados.

Tags :