Sobre as Festas Populares de Corroios em 2021

A Junta de Freguesia de Corroios emite o seguinte comunicado:

1. As Festas Populares de Corroios, o maior evento nacional do género organizado por uma freguesia, conservam uma inegável marca de qualidade desde a sua primeira edição, como é reconhecido pela nossa população e por milhares de homens e mulheres que, ano após ano, e oriundos de territórios que extravasam em muito os limites da freguesia, aqui encontram a expressão e a força desta terra, desde logo do tecido económico e do movimento associativo popular local.

2. A Junta de Freguesia de Corroios, ouvida a Comissão de Festas e tendo em conta as determinações das autoridades de saúde, adiou até ao último momento a tomada de uma decisão referente à realização das Festas Populares de Corroios em 2021. Perante a insistência do Governo, no quadro de medidas restritivas aprovadas em sucessivos Conselhos de Ministros, que limitam de facto a realização de festas populares, obstaculizando qualquer programação em tempo útil, as Festas Populares de Corroios não poderão ter lugar em 2021.

3. As micro, pequenas e médias empresas, bem como os agentes culturais, o movimento associativo e o poder local, com particular destaque para as freguesias, enfrentam graves constrangimentos nas suas atividades, decorrentes da ausência de definição e execução de políticas por parte do Governo, muitas das quais anteriores à própria pandemia. A atual situação exige, ao invés de medidas restritivas, soluções que combinem o combate eficaz à Covid-19, bem como a criação de condições que assegurem a retoma da atividade, impedindo que o País continue a ver agravados os problemas económicos e sociais.

4. Já em 2020, a Junta de Freguesia de Corroios, consciente da sua responsabilidade, levou a cabo na ExpoCorroios, sob a designação de «Agosto Cultural», uma programação ao ar livre de música, teatro e cinema, a qual se revelou adequada à missão de garantir o direito à criação e à fruição cultural da população. Envolvendo artistas locais, bem como representantes do movimento associativo e do tecido económico da freguesia, esta iniciativa pôs em evidência a qualidade e a capacidade de resistência das forças vivas da nossa terra.

5. Em 2021, de igual modo, a Junta de Freguesia de Corroios levará a cabo atividades culturais, oportunamente comunicadas, que cumpram quer as normas sanitárias e legais que venham a ser estipuladas, quer o desígnio de continuar a cooperar com agentes culturais, tecido económico e movimento associativo popular da nossa vila de Corroios.

Corroios, 15 de julho de 2021
Junta de Freguesia de Corroios