Escoteiros de Corroios iniciam época 2016/17

Para o Grupo 242 de Escoteiros de Corroios, o dia de sábado, 8 de Outubro, foi dedicado ao início de mais um ano escotista.

Durante a tarde, nas instalações cedidas pelo CCD Pinhal do Vidal, e na presença de dezenas de pais, o Grupo 242 iniciaria as atividades com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional.

Um período para reencontros e recordação dos momentos passados no ano 2015/2016. Seriam ainda feitas as passagens de Divisão e receção aos novos elementos que integram o Grupo.

O Conselho de Pais reuniu-se à noite, numa escola local, juntando cerca de uma centena de pais e dirigentes, num debate franco, aberto e participativo para um balanço da época transata, com críticas e sugestões, numa interação pouco comum e habitual noutras esferas associativas.

José Pontes, dirigente máximo do Grupo, informaria os presentes da adjudicação recente, por cerca de 5.000 euros, da vedação do terreno destinado à futura sede, cedido pela Câmara Municipal do Seixal, contando ainda com um apoio financeiro da Junta de Freguesia de Corroios. Anunciaria também o arranque, ainda este ano, da construção da sede, que conta estar concluída até ao final da presente época, num investimento de cerca de 40.000 euros.

O Grupo 242 começou a ser idealizado no verão de 2010, a partir de um conjunto de antigos escuteiros do CNE, que pretendiam criar em Corroios um grupo de escoteiros multi-confessional, aberto a todos, sem distinção de fé ou religião.

Com o objetivo de proporcionar aos jovens da freguesia um escotismo variado, baseado em muita vivência em campo (e portanto bastante técnico), com atividades ricas em conteúdo, realizadas em terrenos variados, o grupo seria constituído em 14 de maio de 2011, integrado na Associação de Escoteiros de Portugal.

Recusando o escotismo como forma de ocupar tempos livres, aspiram a proporcionar atividades engrandecedoras, repletas de desafios, ricas em aprendizagem e crescimento em grupo.

Hoje, o Grupo 242 de Corroios orgulha-se de ser o maior grupo nacional da Associação de Escoteiros de Portugal, e um dos mais dinâmicos.