Projeto "Estás na Mira" tem novas instalações

As instalações do Projeto Estás na Mira, implementado em Miratejo no âmbito do Programa Escolhas 5.ª Geração, foram inauguradas no dia 10 de janeiro, com a presença de jovens utentes e representantes de parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na freguesia de Corroios.

O grupo-alvo deste projeto são 150 crianças e jovens em risco de exclusão escolar ou social, residentes em Miratejo, com idades compreendidas entre os 6 e os 24 anos.

O Estás na Mira visa contribuir para o crescimento harmonioso e integral das crianças e jovens nas suas diferentes dimensões, ou seja, aos níveis individual, familiar, escolar e social. A concretização do projeto permite facilitar a integração no contexto escolar e social, prevenindo o insucesso, o abandono precoce e a desocupação. Também pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais, familiares e sociais, prevenindo as situações de risco. Outro objetivo do projeto é contribuir para a integração profissional dos jovens, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e fomentando a participação ativa na sociedade.

O presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, agradeceu ao projeto e a toda a equipa pelo «excelente trabalho que estão a fazer com os nossos jovens na comunidade de Miratejo». Desejou que com o novo espaço, o Escolhas e estes jovens «possam dar o passo para a mudança» da realidade atual.

A vereadora Corália Loureiro sublinhou a importância deste projeto para os jovens. Adiantou que foi com essa intenção que se constituiu esta parceria, «porque considerámos que era necessário e fundamental existir um projeto neste território e que, através do programa Escolhas, pudesse trabalhar para e com os jovens».

Seguiu-se a atuação de um grupo convidado de capoeira e depois foi cortada a fita que marcou simbolicamente a inauguração de mais um espaço direcionado para os jovens do concelho. Os presentes visitaram ainda, no lado oposto do Largo do Mercado de Miratejo, as instalações do Mirasound, o estúdio de som onde será produzido um canal de rádio e de TV online.