Em luta pelo Hospital no Seixal

População, comissões de utentes de saúde e autarquias do Seixal, Almada e Sesimbra exigem continuam a exigir um hospital no concelho do Seixal. Esta é uma luta de todos, que tem conhecido ao longos dos últimos anos várias iniciativas de reivindicação pelo direito à saúde, consagrado na Constituição Portuguesa.

No dia 10 de dezembro realizou-se na freguesia de Corroios mais uma ação que reuniu centenas de pessoas. Foi a quarta edição do Natal do Hospital, uma forma simbólica chamar a atenção para a necessidade de construção do novo equipamento.

Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que a construção do hospital «é imperiosa» uma vez que «o Hospital Garcia de Orta tem a maior ocupação do País» e que «a necessidade é maior com o passar dos anos».

Quanto a notícias do Governo sobre este assunto, o presidente da Câmara Municipal disse que já foi pedida uma reunião ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo, mas que ainda não «fomos ouvidos». De qualquer forma, está agendada para o mês de janeiro a entrega, no Ministério da Saúde, da corda onde cada um dos participantes da iniciativa do último dia 6 de novembro, Em Campanha pelo Hospital, atou uma fita como forma de demonstrar a necessidade do equipamento.

O autarca afirmou também que «esta é uma forma saudável de lutar» e que por isso «vamos fazer sempre o Natal do Hospital até existir o hospital no Seixal».

Em nome das juntas de freguesia do concelho, Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, reforçou a necessidade do hospital no Seixal e também de um novo Centro de Saúde de Corroios. Agradeceu ainda «a todos por estarem connosco nesta luta» e «também a todos os artistas que se quiseram juntar a esta reivindicação justa».

Ao longo de toda a tarde o público pôde assistir às atuações de nomes como os irmãos David e Mickael Carreira, Toy, Adriana Lua, Diamantina, Ricardo e Henrique, Sérgio Daniel, Smack, Tocá Rufar, David Ripado, Filipa Ruas, Diana Vilarinho, Fernando Viegas, Maria de Lurdes e Raquel Jorge. A dança esteve a cargo do Grupo de Dança do Ventre Sherazade. Na música ligeira juvenil marcaram presença o grupo As Cores, do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, As Jotas, Joana Mestre, Mariana Dias e Diana Macário.

Em luta pelo Hospital no Seixal