Mitigar os danos causados na Freguesia pelo mau tempo

Desde o passado dia 7 dezembro que os trabalhadores e o executivo da Junta de Freguesia de Corroios, dia e noite, têm desenvolvido esforços, perante as intempéries que assolaram a Freguesia, de forma a mitigar os danos causados no comércio local, nos equipamentos públicos e nas habitações particulares.

O Presidente Hugo Constantino esteve presente numa reunião convocada pela Sra. Ministra da Presidência com a Presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e com os municípios e freguesias mais afetados pelo mau tempo. O Executivo da Junta de Freguesia aguarda com alguma expectativa as consequências e ações sobre os reportes transmitidos, que melhor serão espelhados em relatório a enviar às CCDR por cada um dos municípios, tendo sido o principal objetivo desta reunião avaliar o impacto das cheias e eventuais necessidades de apoios.

Ainda em consequência dos fortes temporais que afetaram o território, registam-se graves danos em equipamentos da JF Corroios, desde o edifício sede, auditórios, cemitério, setores operacionais, Parque Urbano da Quinta da Marialva e ExpoCorroios. Registam-se igualmente danos em habitações e comércio, limites à circulação viária, sobre os quais, sem prejuízo de apuramentos futuros, a Junta está a elaborar um relatório com o levantamento dos danos verificados.

As informações sobre os avisos que foram emitidos à população, o estado da intervenção de limpeza e manutenção dos sistemas de escoamento e sarjetas nas diversas artérias da Freguesia, a forma e intervenção das equipas de limpeza e manutenção dos sistemas de escoamento e sarjetas, encontram-se devidamente articulados.

A chuva intensa e persistente que caiu nas madrugadas passadas causou, nas zonas mais baixas da Freguesia, condicionamentos e cortes de trânsito nos acessos e circulação na Freguesia. Já durante o dia de ontem, a maior parte dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo, encerraram no período da tarde.

A Loja Social da Junta, dado o elevado número de solicitações de mantas/cobertores e algumas roupas de inverno, encetou um aviso à população para doação desses materiais, tendo sido definidos dois pontos de recolha. Um em Miratejo, com apoio do Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo e outro na Avenida Vieira da Silva (ex casa dos cantoneiros) com o apoio da Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal, em Santa Marta do Pinhal. A ação permitiu recolher alguns materiais que estão, hoje, disponíveis na Loja Social em Corroios e Miratejo.

Informa-se a população que a situação não passou de todo, e segundo os dados disponíveis durante o dia de ontem poderão ocorrer períodos de maior instabilidade.

A Junta de Freguesia agradece a todos os anónimos que têm dado os seus contributos em géneros, aos voluntários da Loja Social, aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Corroios e Câmara Municipal do Seixal, à Santogal - Concessionário Auto que disponibilizou viaturas para deslocações, às diversas associações e forças vivas, humanitárias e de segurança que diariamente têm com a Junta de Freguesia trabalhado para o garante da segurança e conforto das populações.

Corroios Consigo!