Apresentação da Diretora do Hospital Garcia de Horta ao Poder Local

O Presidente da Junta de Corroios Hugo Constantino participou, juntamente com o Vogal Manuel Gameiro Silva, numa reunião promovida pela Câmara Municipal do Seixal e Conselho de Administração do Hospital Garcia de Horta com demais parceiros da área da saúde, Poder Local e associações humanitárias.

Esta reunião tinha como objetivo a apresentação da Diretora Dra. Maria Teresa Luciano, no entanto foi também levantada a auscultação de problemas e soluções para melhoria das condições dos cuidados de saúde no concelho do Seixal, bem como dos serviços do HGO e a resposta à comunidade.

Neste sentido verificou-se que são várias e transversais as dificuldades, nomeadamente a falta de médicos de família, o funcionamento deficiente das urgências do HGO, a falta de acompanhamento aos cuidados de saúde primários, a escassez de recursos humanos e financeiros para fazer face às necessidades do serviço nacional de saúde.

Contudo ressalvou-se a importância de projetos desenvolvidos no Município do Seixal, nomeadamente o Seixal Saudável como catalisador da saúde preventiva e desenvolvimento da Saúde para Todos, e foi realçada a importância que têm os profissionais clínicos, os auxiliares e todos os trabalhadores que mantêm em funcionamento o Serviço Nacional de Saúde.

A existência de Hospital no Concelho do Seixal foi apresentada como sendo uma solução fulcral.