Construção do Centro de Saúde de Corroios

Um novo ciclo na área dos cuidados de saúde primários prestados à população está a iniciar-se, após o anúncio de que Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) pretende avançar com a candidatura a fundos europeus para a construção do novo Centro de Saúde de Corroios. A informação foi avançada na reunião que teve lugar no dia 7 de setembro, entre Joaquim Santos e Jorge Gonçalves, presidente e vice-presidente da CM Seixal, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e Rosa de Matos, a presidente do conselho diretivo da ARSLVT.

Na reunião que surge na sequência de encontros anteriores, o executivo do Seixal foi informado que a ARSLVT pretende avançar com a candidatura a fundos europeus para a construção do novo Centro de Saúde de Corroios em detrimento da instalação de um serviço de urgência básico provisório. Um equipamento há muito reclamado pela população e Poder Local, com terreno atribuído pela autarquia em Santa Marta do Pinhal, e cujo investimento se situa nos dois milhões de euros.

Joaquim Santos considerou ser a decisão adequada, «por ser prioritária para resolver as necessidades no acesso aos cuidados de saúde sentidas pela população. Para além da cedência do terreno, o município comparticipará a componente dos espaços públicos», revelou.

O encontro serviu ainda para abordar as matérias relacionadas com a construção do hospital no concelho. Joaquim Santos explicou que o responsável pela pasta da Saúde reafirmou a intenção da sua concretização, com a respetiva inclusão no Orçamento de Estado (OE) para 2017. A seguir à discussão do OE, «voltaremos a reunir para delinear o seu modelo de desenvolvimento», disse o autarca que mencionou a Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal promovida pela autarquia que se encontra em curso.

Recorde-se que o hospital no concelho compreende um investimento de 60 milhões de euros e terá 72 camas, 60 para cuidados de convalescença e 12 para cuidados paliativos, e serviço de urgência em funcionamento 24 horas por dia. Este tem previsto um desenvolvimento modular, num terreno de dez hectares de propriedade do Estado Português o que permitirá a futura expansão deste equipamento de saúde.

Quanto à constituição de um grupo de trabalho para encontrar soluções urgentes para resolver a sobrecarga do Hospital Garcia de Orta (HGO) e dos centros de saúde da região, que anteriormente tinha sido proposta, o presidente da Câmara Municipal do Seixal informou que «ainda em setembro haverá uma reunião entre a câmara municipal, a ARSLVT, o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, o HGO e a Segurança Social, no sentido de os serviços de saúde poderem ser orientados para uma melhor prestação à população».

Ainda sobre o novo Centro de Saúde de Corroios, o autarca esclareceu que está a ser preparado um protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal e a ARSLVT, mencionando que «Corroios tem 50 mil habitantes, um centro de saúde localizado num edifício de três andares, sem elevador e que serve apenas parte da população. O novo centro de saúde abrangerá mais utentes e a sua localização será mais central. Por isso é prioritário, e segundo tudo indica irá avançar. Estão finalmente a ser dados alguns passos no reforço das condições de saúde do concelho», finalizou.

Corroios

Junta de Freguesia de Corroios

Largo do Mercado
2855-100 Corroios