Categoria: Institucional
Publicado em 7 setembro 2017 Visitas: 4360
Pela conclusão da Via Alternativa à EN10

O Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, estiveram esta quarta-feira, 6 de setembro, junto à rotunda sob o viaduto do troço inacabado da via Alternativa à EN10 (ER10).

A iniciativa contou igualmente com a presença do Vice-Presidente da CMS, Jorge Gonçalves, do Vereador José Carlos Gomes, do Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, e de elementos da Comissão de Utentes, José Lourenço e Domingas Gonçalves. Esta iniciativa visou alertar o governo para a urgência da concretização do traçado da Estrada Regional 10, que liga Almada ao Barreiro e à Moita, através da planeada ponte (recentemente prometida pelo Primeiro-Ministro António Costa), que ligará o Seixal ao Barreiro.

A obra, com nós de ligação à também reivindicada intersecção à A2, junto ao Complexo Desportivo Carla Sacramento e à A33, permitirá uma melhor e fluída distribuição de tráfego, descongestionando o centro de Corroios.

A via Alternativa à EN10 foi iniciada pela Câmara Municipal de Almada até aos limites do concelho e continuada pela Câmara Municipal do Seixal, que investiu ali cerca de 3,5 milhões de euros. Está parada há cerca de 10 anos, por problemas levantados por um dos proprietários dos terrenos que, só agora, foram possíveis de ultrapassar. Este via foi entretanto integrada no traçado da Estrada Regional 10, que urge avançar.

Estando já a CMS na posse do referido terreno e, apesar de o traçado ter passado para a competência do poder central, através das Estradas de Portugal, Joaquim Santos anunciou que a Câmara Municipal do Seixal irá concluir o traçado até à Amora, como inicialmente previsto, para cuja construção lançará em 2018 o respetivo concurso, com conclusão prevista para 2020, num investimento adicional de cerca de 3,6 milhões de euros.