Google Play App Store

Categoria: Cultura
Publicado em 27 agosto 2011 Visitas: 1634
Rui Veloso no Palco Carlos Paredes

Entrámos na recta final das Festas de Corroios 2011. A noite deste sábado tem como estrela Rui Veloso.

Ao contrário do que muitos julgam, Rui Veloso nasceu em Lisboa no ano de 1957 e só com três meses é que se mudou com a família para o Porto. A música cedo entrou na sua vida quando aos seis anos se inicia na harmónica. Com quinze, influenciado pelos blues e por nomes como Eric Clapton, Bob Dylan e B.B. King, começa a tocar guitarra. Nessa altura, forma a primeira banda, Magara Blues Band.

Em 76, conhece Carlos Tê, de quem se tornará grande amigo, e que é o autor das letras da maior parte das suas composições. Em Julho de 1980, edita Ar de Rock, o seu álbum de estreia. Temas como Chico Fininho, Rapariguinha do Shopping, Sei de uma Camponesa ou Saiu para a Rua tornam-se verdadeiros hinos. O êxito é tal que “o pai do rock português”, como viria a ser apelidado, ajuda a abrir o caminho para uma nova geração de músicos.

1987 é o ano dos grandes espectáculos ao vivo. Rui Veloso leva o álbum homónimo aos palcos dos Coliseus de Lisboa e Porto. Três anos depois chega a concretização de um velho sonho: tocar ao vivo com B.B. King! Ainda nesse ano, em Agosto, chega, às lojas o duplo álbum Mingos & os Samurais, que esteve 24 semanas no 1.º lugar do top de vendas.

Em Novembro de 95 edita Lado Lunar, que atinge de imediato o top de vendas. Para celebrar os 20 anos de carreira, é editado em 2000 o primeiro best-of. O Melhor de Rui Veloso – 20 anos depois, reúne num só disco a colecção de canções que Rui Veloso e Carlos Tê desenharam ao longo de 20 anos.

Em 2005 Rui Veloso comemora 25 anos de carreira com números impressionantes: 25 discos de platina, mais de 1 milhão de discos vendidos. Em 2010 é reeditado o seu álbum mais vendido de sempre Mingos & Os Samurais. Rui convida a banda original do disco e da digressão de 1990 para o acompanhar num espectáculo único, que esgotou as datas marcadas nos Coliseus.

+ info: http://www.ruiveloso.net/