Próximos Eventos

Caminhada à Mata dos Medos
Domingo 11 novembro 2018, 08:00
Visualizações : 335

Local: Fonte da Telha
Tipo de percurso: Circular
Meio: Natural
Distância aproximada: 9 km
Duração aproximada: 3 horas
Dificuldade: Média de 1 a 5 =2
Data: 11 de novembro de 2018
Hora de Encontro em Corroios (Mercado de Levante): 08h00
Local de início e Hora: Portão do Quartel RAC na Fonte da Telha 9:00h
Coordenadas geográficas (GPS): 38°35'19.78"N 9°11'43.31"W
Meio de transporte: viatura própria e pedimos aos nossos sócios que levam o carro que partilhem boleias

Assuntos de interesse: Vista da arriba Fóssil, Mar, Mata dos Medos, (Acácias, Pinheiros, Coelhos, Corvos, Raposas). Esta Mata terá sido mandada instalar pelo rei D. João V com o objetivo de evitar o avanço das areias das dunas ou "medos" (lê-se "médos") para os terrenos agrícolas interiores.

Descrição: A mata dos Medos "É uma extensa área de pinhal, com pinheiros centenários e uma reserva botânica com espécies autóctones. O rosmaninho, a aroeira, a sabina-da-praia e o tomilho são alguns exemplares da flora que podemos facilmente encontrar. Na fauna ainda existente, apesar da forte pressão urbanística, persistem algumas rapinas como águias-de-asa-redonda, o açor, o peneireiro-cinzento e o peneireiro-vulgar, bem como alguns exemplares noturnos, como sejam o mocho-galego e a coruja das torres. A lebre, o ouriço-cacheiro, a toupeira, e ainda a raposa, o toirão, a geneta e o gato-bravo completam a lista da avifauna presente neste maciço verde. Algumas espécies de aves migratórias escolhem também a Mata dos Medos para nidificação. Durante todo o ano residem no pinhal o pica-pau-malhado-grande, a alvéola-branca, a poupa, o cuco, o pintassilgo, o pisco-de-peito-ruivo, o melro, a perdiz-comum, a pega-rabuda e as gralhas. Os anfíbios e os répteis estão também bem representados neste ecossistema costeiro".

Importante: Os participantes são responsáveis pela sua condição física e devem antecipadamente informar a organização se sofrem de alguma doença impeditiva assim como se estão a tomar medicação e qual.

Precauções: Levar água aconselhável 1,50l, atenção reforço alimentar, fruta ou bolachas ou sandes. Roupa leve e calçado apropriado para as condições climatéricas. Aconselha-se a levar bastão.

Contactos úteis: 937 668 927 (Caminhadas GDUA)

Local: ExpoCorroios